Você não tem ideia de como estou feliz de vê-lo aqui! Este é o Franca Língua, um lugar para amantes de línguas e linguagem discutirem, trocarem ideias interessantes, aprenderem e se divertirem.
Muito da discussão pública sobre línguas se volta para o que saber tal língua pode significar para um indivíduo em termos de carreira e mercado de trabalho, entretanto, apesar disso ser indiscutivelmente muito importante para muita gente, eu acredito que há muito mais numa língua do que apenas um meio para um salário maior.
Quando você era um bebê e seus pais ainda te ensinavam suas primeiras palavras, o que eles estavam fazendo na realidade era te apresentar ferramentas para compreender, interpretar e interagir com o mundo. A linguagem é o super poder que a humanidade desenvolveu para tornar-se capaz de gerar cultura, e através da cultura, civilização. Línguas nos tornam capazes de, nomear, descrever e classificar coisas, além de generalizar, abstrair e expandir ideias. Elas também são capazes de limitá-las e reduzi-las. Por exemplo, vários conceitos podem se esconder sob uma única palavra, quando em outra língua, cada um desses conceitos teria a sua própria palavra designada. Quando você aprende uma nova língua, você recebe essas ferramentas novamente para olhar para o mundo sob um novo prisma. Você essencialmente se torna capaz de demolir as limitações que a sua língua materna colocou sobre você para enxergar o mundo de uma forma totalmente diferente. E o melhor de tudo é que vai sempre haver uma comunidade imensa de pessoas que poderão compartilhar dessa visão com você.
Mas é claro, aprender línguas não é um projeto de final de semana. É um projeto de longo prazo que exige muito tempo, dedicação e disciplina. Eu sei que é justamente aí que muita gente desiste, e eu sei que também há quem se dedique por anos e não consiga sair dos estágios iniciais. Eu conheço o sentimento, mas aprender uma nova língua não precisa ser super difícil, demorado e frustrante. Na verdade, pode ser bem divertido se você souber as melhores técnicas de estudo, e é isso que eu vou mostrar.
Se você não é estudante de línguas mas quer participar da conversa, também temos conteúdo para você: escreverei artigos especiais para o nerd de línguas que desenha árvores genealógicas linguísticas nas horas de tédio, para o estudante de Letras que quer iniciar os estudos na sua terceira ou quarta língua mas ainda não decidiu se escolhe algo do ramo germânico ou uma língua fora da família indo-europeia e até para o pedante da gramática que insiste em corrigir todo mundo o tempo inteiro.
Como pode ver, eu tenho muitas ideias e ambições aqui, mas esse é apenas o começo. Espero que goste do Franca Língua e me siga nessa jornada!